sexta-feira, 17 de abril de 2009

UM PROJETO QUE DEU CERTO

No dia 5 de março nos foi lançado um desafio: montar um projeto de documentário, buscando uma história interessante para contar e trazer personagens e fontes para a possível realização desse documentário.
Inicialmente éramos um grupo de três pessoas, mas mesmo assim tivemos muitas, muitas idéias. Um colega novo chegou na turma e veio somar em nosso grupo. Focamos no tema dependência química e logo entramos em contato com a Casa Marta e Maria, nossa possível locação e fonte de trabalho. Marcamos uma visita com a intenção de explicar e propor uma parceria em nosso projeto.
A PRIMEIRA VISITA
No dia 19 de março, às 18h, chegamos ao local e tivemos o primeiro contato com a comunidade terapêutica comandada pelas irmãs da Congregação Copiosa Redenção. Conversamos e explicamos a intenção do nosso projeto, conhecemos as instalações da Casa Marta e Maria e, ainda, fomos apresentadas às residentes da instituição. Ouvimos um breve relato de cada uma(nome, idade, de onde é, quanto tempo de tratamento) e explicamos a elas o que estávamos fazendo ali. A recepção com o projeto foi maravilhosa, a empolgação foi geral. Saímos da nossa primeira visita muito satisfeitas e confiantes.
SEGUNDA VISITA
No dia 23 de março voltamos a Casa Marta e Maria para realizar as pré-entrevistas, com o intuito de selecionar nossas personagens do documentário. Para isso contamos com a ajuda das irmãs que selecionaram alguns perfis. Essa foi uma visita mais longa e intensa. Conhecemos a história de cinco mulheres batalhadoras. Gravamos as entrevistas para mais tarde poder montar as perguntas do roteiro original.
A ELEIÇÃO
No dia 24 de março a turma iria eleger, dentre quatro projetos de documentário, dois para serem realmente gravados. A eleição foi realizada da seguinte forma: um trabalho seria escolhido pelos professores Paulo Finger e Léo Nuñez, e o outro seria votado pela turma. Dessa maneira os projetos sobre Lupicínio Rodrigues e sobre as mulheres da Casa Marta e Maria foram aprovados e serão gravados. Os integrantes dos projetos que não foram escolhidos dividiram-se para trabalhar na produção dos dois eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário